Muitas vezes em um projeto de interiores, as pessoas enfatizam e dão importância as etapas de planejamento dos móveis e decorações e acabam deixando de lado uma etapa de grande importância, a iluminação.
A luz tem o poder de interferir na motivação, produtividade, concentração e emoção, além dos efeitos que a mesma pode proporcionar, como: enfatizar decorações, promover aconchegos e ampliar ambientes. Por isso, dentro de um projeto luminotécnico deve-se achar a harmonia entre a iluminação natural e a iluminação artificial em prol da funcionalidade e necessidades de cada ambiente.
Existe diversos tipos de iluminação onde cada uma delas tem funções diferentes e devem ser empregadas aos ambientes de forma cuidadosa para se obter bons resultados.
ILUMINAÇÃO DIFUSA
É a iluminação mais utilizadas nos ambientes, pois é instalada de forma centralizada ou nos cantos, sendo assim homogênea, sem criar sombras e contrastes. Pode ser usada vários tipos de luminárias de diversos materiais garantindo uma iluminação confortável sem agredir a visão. Muito utilizada em quartos, banheiros e salas.
ILUMINAÇÃO DIRETA
A Iluminação direta, como o próprio nome já diz, é quando o foco de luz é direcionado a um determinado ponto. É ideal para criar luminosidade para atividades especificas ou para algum objeto, através de luminárias, abajures, pendentes e spots. Muito utilizada para leituras, nas bibliotecas, escritórios, salas de estar e banheiros.
ILUMINAÇÃO INDIRETA
Esse tipo iluminação a luz não é o foco principal do ambiente, servindo de apoio para destacar algo. Muito utilizada em rebaixamentos de gessos, tetos, pisos, onde o fluxo luminoso rebate em alguma superfície ou tornando a iluminação mais difusa. A iluminação indireta proporciona ambientes mais aconchegantes e intimistas, sendo muito usado em quartos e salas. Geralmente nesse tipo de iluminação é utilizado a lita de LED.
ILUMINAÇÃO DE DESTAQUE
Utiliza-se esse tipo de iluminação para destacar alguma decoração ou para algum ponto especifico no ambiente, através de spots com luz mais concentrada. Aplicada muito em fachadas, revestimentos diferenciados, destacar e dar mais vida ao paisagismo e nos itens de decoração.
ILUMINAÇÃO DE ORIENTAÇÃO
A iluminação de orientação é utilizada para orientação das pessoas durante sua locomoção, proporcionando segurança e evitando acidentes. Em geral, usa-se em corredores, escadas, corrimões, entradas e piscinas. Para maior segurança as lâmpadas nesse tipo de iluminação, deve ser totalmente embutida e geralmente instaladas próximo ao piso.
Comentários